Print this chapterPrint this chapter

Lê mais sobre Desigualdades económicas e Justiça Social

1. Educação para os direitos humanos

O Conselho da Europa (2010) reconhece que o ideal europeu de cidadania seria baseado em valores de democracia, direitos humanos e justiça social. Através da educação formal e não-formal, são necessárias experiências educativas significativas para que as crianças se tornem cidadãos ativos, informados e responsáveis pelas suas comunidades (Council of Europe, 2010). As escolas, as famílias e as comunidades podem ter um papel fundamental na promoção do conhecimento, competências, atitudes e valores em educação democrática. 

Desta forma, cada cidadão tem o direito a ser: educado sobre democracia (para compreender com profundidade o que é que a democracia é e o que requer de cada cidadão); educado para a democracia (para aprender como participar e como exercer os seus direitos democráticos); e educado em democracia (em ambientes educativos democráticos) (Gollob, Krapf, Ólafsdóttir, & Weidinger, 2010).

A educação para a democracia encontra-se estreitamente relacionada com a educação para os direitos humanos, uma vez que os direitos humanos podem ser considerados a base de uma sociedade democrática. A educação para os direitos humanos permite às crianças conhecerem e defenderem os direitos democráticos (os seus e os dos demais), respeitarem e apreciarem as diferenças entre indivíduos e a singularidade de cada um e atuarem de modo a defenderem e promoverem a equidade e os direitos humanos à escala global (Gollob, Krapf, Ólafsdóttir, & Weidinger, 2010). Embora pensar e agir acerca dos direitos humanos e da democracia seja um processo de educação contínua, ao longo da vida, as crianças estão conscientes acerca de questões de justiça social desde idade precoce.